Em obras

 

O estado do meu escritório e o estado da minha secretária! Os rodapés tiveram de ser substituídos. Para já foram apenas retirados e deles saíram centenas de aranhas, julgo que seriam todas da mesma família, eram exatamente iguais em tamanho, forma e cor: pequenas, mas de corpo cheio e patas musculadas, completamente pretas. Também saíram de lá bichos da conta, enrolados sobre si próprios, mas de tamanhos diferentes e cores similares. Eis a fauna que aqui vivia sem que tivesse conhecimento.

Então, agora, os rodapés à minha volta estão nus e os novos estão pousados numa pilha à espera de quem vem tratar deles. As almofadas do verão que estavam lá fora, azuis, amarelas e brancas, estão amontoadas sobre do tapete. Também sobre o tapete do escritório estão dois grandes tapetes dobrados, um sobre o outro, às riscas amarelas e brancas. A arrumação das coisas do verão está a acontecer a um ritmo em que provavelmente estará tudo arrumado até ao início da primavera.

Sobre a secretária tenho folhas, muitas folhas, escritas à mão sobre as quais derramei, há uma semana, uma chávena grande de café, por isso, agora, têm tonalidades entre o branco e o castanho, mas o que lá estava escrito sobreviveu e é o que interessa. As personagens já têm voz e estão ansiosas por ditarem o texto. Há muitas pessoas à minha volta, e o escritório, não sendo pequeno também não é assim tão grande, posso dizer que é confortável para uma pessoa, eu. Quando os rodapés forem colocados no sítio e as almofadas arrumadas, esta gente que anda por aqui terá mais espaço, falará cada um na sua vez, estarão mais calmos e educados, uns encostados à janela, outros sobre o meu ombro, outros sentado na berma da secretária, outros a darem um passeio lá fora, à espera da sua vez enquanto apanham um pouco deste ar de outono.


Ana Gil Campos

Comentários