Livro comemorativo

 

Esta semana comecei a preparar o livro que para já intitulei como “10 anos”, terá outro título que ainda não sei. Digo que comemoro dez anos de publicações de romances, mas comecei a publicar textos da minha autoria em 2009 com a escrita de textos de opinião/reflexões para o site do jornal Expresso, ao longo de cinco anos. Paralelamente, escrevi para o meu blogue pessoal que criei pouco tempo depois e que mantenho até hoje. Por isso, reúno material escrito há 15 anos. Será então o livro dos 15 anos em vez dos 10 anos, pois pretendo incluir material anterior a 2014, ano em que publiquei o meu primeiro romance, A Segunda Pele da Acácia Mimosa.

A maior parte do que escrevi ficará de fora, por enquanto, seria impossível publicar tudo num só livro e, sinceramente, precisaria de ajuda de uma editora para o fazer. Tenho textos de todo o tipo, reflexões sobre o ser humano, atualidade, sociedade, textos em registo de diário, contos, poemas, diálogos, enfim, talvez tivessem de ser divididos por temas, por ano ou por tipo de textos. É realmente muito material escrito e só me quero preocupar em continuar a escrever.

Pretendo usar apenas este mês para construir então este livro comemorativo que espero que seja belo e inspirador. Fiz um inquérito nas redes sociais, há poucos meses, a perguntar se prefeririam um livro de poesia, de contos, de reflexões ou um pouco de tudo. O mais votado foi um pouco de tudo e a seguir contos. Já fiz a pré-seleção dos textos e optei pela poesia e contos, deixarei os textos reflexivos para outros livros, até porque tanto a poesia como os contos podem ser bastante introspetivos. Já me parece estar a escrever o prefácio do novo livro, por isso, ficarei por aqui, continuarei a tecê-lo com fios de letras.

 

Ana Gil Campos

 

(próximo texto no dia 21 de junho)

Comentários